fbpx

Como jornalistas podem fazer pesquisas avançadas no Google

Você certamente realiza pesquisas no Google para acompanhar e ficar por dentro de um assunto que irá abordar em uma futura matéria, procurar mais detalhes sobre um personagem ou acompanhar o que foi publicado recentemente sobre algum tema que lhe interessa, mas sabia que as buscas podem ser refinadas para localizar termos específicos?

Talvez você já tenha ouvido falar das buscas avançadas no Google, mas ficará ainda mais encantado com as possibilidades ao conhecer essas ferramentas que podem ser utilizadas para filtrar o conteúdo que a plataforma apresenta:

Busca em Site Específico

Para encontrar um assunto em um site específico, utilize a expressão site: com as palavras-chaves do tema em questão.

Por Exemplo:

Preciso relembrar quantas vezes o site UOL publicou informações de que o presidente eleito Jair Bolsonaro recuou em algo.

Na caixa de buscas, digite as palavras chaves Bolsonaro, recua e a expressão site:uol.com.br

O resultado será este:

Pesquisar um tipo de arquivo específico

Digamos que você precisa fazer um levantamento dos gastos do Governo e precisa ler o Orçamento da União para obter mais dados.

Digite as palavras-chaves “orçamento”, “união” e  “2018” e a expressão “filetype pdf” para que o Google lhe apresenta os sites que publicaram o Orçamento da União, do ano 2018, em PDF.

É possível pesquisar qualquer tipo de arquivo. Além do PDF, pode se fazer buscas de documentos com as extensões .doc, .ppt, .xml e .zip, por exemplo.

Excluir itens de uma pesquisa

Uma pesquisa sobre os “Títulos Nacionais do Palmeiras” apresentam muitos resultados relacionados ao Cruzeiro e nós não queremos referências nesse sentido. Para evitar que apareça o nome do time mineiro, basta fazer a busca utilizando o sinal de menos (-), como no exemplo:

“Títulos nacionais do Palmeiras” – Cruzeiro

Busca Combinada

Para melhorar sua busca, você também pode utilizar combinações dessas expressões. 

Gostou? Então compartilhe essas dicas.

Deixe seu comentário sobre o conteúdo